Queremos uma escola comprometida com a formação integral dos educandos, que tornando-se críticos e conscientes de seus direitos e deveres, promoverão uma grande transformação em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.
Como educadores comprometidos, dedicados e em sintonia com a proposta do Município do Rio de Janeiro, buscamos desenvolver nosso trabalho com seriedade e competência, planejado a partir das necessidades, interesses e anseios de nossa comunidade escolar.
Pensamos o aluno como cidadão consciente de seus direitos e deveres, compromissados com a comunidade, que tenha respeito e que saiba trabalhar e pensar coletivamente. Sendo assim, acreditamos e trabalhamos para que nossos alunos, os futuros cidadãos, aprendam e saibam interpretar, refletir e interagir para a construção de uma nova história desse país.
Queremos ainda uma escola democrática e inclusiva, que seja capaz de elaborar um currículo significativo, onde os alunos vivenciem situações que promovam a construção do conhecimento de forma crítica e transformadora, e que a afetividade e a cognição sejam integrantes do processo de ensino aprendizagem. Para tal, nossas reflexões e ações são pautadas na abordagem sócio-interacionista, e, portanto, baseada nos estudos de Lev Semenovitch Vygotsky.
Assim, oferecendo possibilidades de acesso as novas tendências tecnológicas, fomentando o imaginário infantil através da riqueza literária, ampliando o cabedal de vivências das crianças e resgatando nossa cultura e tradições visamos alcançar nossa missão principal, ou seja, a promoção da Educação Formal e Integral dos nossos alunos, objetivando o desenvolvimento das habilidades necessárias à aquisição do saber científico, através do oferecimento de intrumentos que os permitam desenvolver e atuar de forma consciente como ser social, crítico, ético e atuante.